Dicas

Cadeira Bix: ergonomia, tecnologia e design para escritórios

Quem trabalha em um escritório, agência ou praticando atividade de qualquer natureza que exija ficar sentado por um longo período de tempo sabe discorrer a respeito da importância de uma boa cadeira para chamar de sua. Em muitas empresas, inclusive, há a famosa “dança das cadeiras”. E não estamos falando de troca de funções, mas daquela que os funcionários promovem atrás da cadeira mais confortável para passar o dia de labuta – e não é incomum ouvir um “quem roubou a minha cadeira?” no meio do expediente. A reclamação não ocorre à toa. Pesquisas comprovam que a escolha de bons móveis para o escritório impacta diretamente no bem-estar, na saúde e, consequentemente, na produtividade dos colaboradores de uma empresa, reduzindo, inclusive, as chances de afastamento por doenças de trabalho. Design é importante, mas a ergononia conta muito. Quando uma peça une ambas as características, então, temos a cadeira ideal. Como a cadeira BIX, da Plax Metal, um dos lançamentos da Escritolândia.

Mas afinal, o que é ergonomia?

O conceito de Ergonomia refere-se à adaptação de uma máquina a seu operador e vice-versa. A intenção é que essa interação provoque um manuseio eficaz, minimizando esforços ou desconfortos desnecessários que mais atrapalhem do que auxiliem o trabalhador em sua atividade.

Dores de cabeça, nas costas, nos músculos, rigidez de pescoço e ombros, dores e tensão nas mãos e dedos, tudo isso pode vir como consequência de um mal posicionamento durante o trabalho, e uma cadeira pode colaborar para esse problema. Muitas vezes, até problemas oculares, de ansiedade, irritabilidade, depressão e estresse, ou ainda o desenvolvimento de DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos).

Assim, a principal característica de uma boa cadeira de escritório é ser apropriada para o usuário que irá utilizá-la frequentemente e as funções que ele desempenha. Ajustes de altura do assento e encosto, base com rodízios, borda frontal do assento arredondada e densidade de espuma que facilite a circulação sanguínea e apoios de braço são algumas das características de uma boa cadeira ergonômica. Com base nesse conceito, a Plaxmetal criou a cadeira Bix, uma fusão entre design e tecnologia, entre forma e função, que combina os mais valiosos requisitos de performance ergonômica. Na Bix, todos os elementos são adaptáveis aos diferentes biotipos, com destaque para o encosto em tela desenvolvido em termoplástico de engenharia, que se adapta ao ser humano de forma contínua e suave.

E o design, onde fica?

Ao mesmo tempo, as linhas retas e curvas, a sensação que o material em que uma peça foi desenvolvida proporciona, seu desenho propriamente dito, suas cores, tudo isso também influencia no bem-estar das pessoas, do ambiente e, por tabela, no clima que a empresa quer passar para seus funcionários e clientes. O mobiliário também comunica. E aí entra o design de uma cadeira para agregar valor também em questões mais subjetivas como essas que, aliadas a necessidades mais palpáveis como a ergonomia, formam um conjunto imbatível para a produtividade e o equilíbrio de qualquer ambiente corporativo.

Na Escritolândia, você encontra várias cores de cadeiras Bix para o seu escritório – e outras várias, em diferentes tipos de material, design, preocupação ergonômica e design. Encontre a que melhor se encaixa com você agora mesmo!

Deixe uma resposta